quinta-feira, 13 de maio de 2010

Siga a etiqueta na hora dos presentes

Boa noite queridos leitores!

A dica de hoje é sobre presentes, algumas diquinhas básicas de etiqueta nesta hora tão especial, O CASAMENTO!…

“De modo geral, não cabe aos noivos falar sobre presentes com os convidados, ainda que eles perguntem. Essa parte fica por conta dos pais e do cerimonial”, cerimonialista Beth Kos.

presentes-noivasDar e receber presentes é uma tradição em casamentos. Mas é preciso seguir algumas regras básicas de etiqueta nessa hora, para não cometer gafes com os noivos ou os convidados. Segundo a cerimonialista Beth Kos, a educação e o bom senso devem prevalecer. “De modo geral, não cabe aos noivos falar sobre presentes com os convidados, ainda que eles perguntem. Essa parte fica por conta dos pais e do cerimonial”, diz ela. “A regra só não se aplica quando houver intimidade suficiente entre o casal e o convidado”, acrescenta Beth.

Com o objetivo de facilitar a vida de quem já marcou a data ou pensa em se casar, pedimos a Beth Kos algumas dicas de etiqueta na hora de dar e receber presentes.


Pedir dinheiro – Atualmente, é comum que os noivos já tenham as casas montadas, sendo que alguns casais vão morar juntos primeiro e oficializam o casamento depois. Com isso, em vez de presentes para o lar, há quem peça dinheiro. “É uma questão muito delicada. Dar o número de uma conta bancária, por exemplo, ou estabelecer cotas em uma agência de viagens, é desagradável”, afirma Beth. “Uma alternativa razoável é criar uma lista de presentes em um site como o iCasei, na qual os noivos tenham a opção de receber, em vez do objeto comprado pelo convidado, o valor equivalente em dinheiro”, ensina ela.

Lua de mel – Outro pedido muito comum dos casais modernos é uma colaboração para a lua de mel, em vez dos presentes tradicionais. “Os tempos mudam e a gente tem que se adaptar”, argumenta Beth. “Um jeito delicado de dizer às pessoas que o casal gostaria de ganhar uma viagem é criar uma lista para isso em um site, na qual seja possível comprar itens como passagem de ida e volta, uma noite em um hotel, passeios, jantares ou o aluguel de um carro. Assim, o convidado tem a sensação de contribuir com um presente, em vez de simplesmente ter dado dinheiro”, explica ela.


Fora da lista – De acordo com Beth, o convidado não é obrigado a dar um presente que esteja na lista. “A lista é feita para facilitar a vida de todo mundo, mas o convidado tem o direito de presentear os noivos da forma que achar conveniente”, afirma a cerimonialista. “Quem preferir dar dinheiro, por exemplo, pode colocar o cheque ou as notas em um envelope e entregar, no dia da festa, a alguém designado pelo cerimonial”, complementa ela.


Entrega – A boa educação manda que o convidado providencie para que o presente seja entregue aos noivos no endereço indicado por eles, que pode estar no convite de casamento ou na loja onde foi colocada a lista. “Quem escolhe um presente da lista tem duas vantagens: sabe que irá agradar e não precisa se preocupar com a entrega porque a loja providencia”, avisa Beth. “Não é recomendado levar o presente para a cerimônia, mas, se essa for a única alternativa do convidado, ele deve entregar o pacote a alguém do cerimonial”, recomenda ela.


Listas diferentesOs noivos podem colocar a lista de casamento em lugares diferentes, como uma livraria ou galeria de arte (no caso da galeria, os convidados compram cotas da obra escolhida). “Algumas lojas dão ao casal a opção de trocar o valor dos presentes comprados pelos convidados por um voucher, que pode ser usado como os noivos quiserem”, conta Beth.

images
Cortar gravata – Sabe aquela tradição de cortar uma gravata em pedaços e percorrer a festa pedindo dinheiro para todo mundo? Esqueça. “É muito deselegante e constrange os convidados. Quem vai a uma festa de casamento não costuma levar uma quantia alta na carteira e, na maioria das vezes, já comprou um presente para os noivos”, diz Beth.

Obrigada a nossa querida colaboradora Kharen Luchtenberg que nos enviou essas dicas…

Sugestões, críticas? mande-nos um e-mail passionnecerimonial@gmail.com

Até o próximo post!

;)

fonte:

http://gnt.globo.com/Expressao/Materias/Casamento--siga-a-etiqueta-na-hora-dos-presentes.shtml