quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dicas para seu casamento - Músicas!


Boa noite gentee!

A partir de hoje vamos começar postar algumas dicas para seu casamento, ou para quem achar interessante...

A dica de hoje é sobre música, que é uma escolha bemmmm difícil...

Mas nós estamos aqui para auxiliar você...

Segue abaixo umas dicas bem legais de músicas que tiramos deste site:



Conheça a história das músicas. Muitas têm a melodia linda e são emocionantes, mas a letra fala de sofrimento, separação e dor, adverte a maestrina e diretora artística Rita Del Chiaro. É o caso de Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, cantada sob a perspectiva de alguém que vê a amada nos braços de outro homem. Outros exemplos são a depressiva Bittersweet Symphony, do grupo inglês Verve, e Con Te Partirò, de Andréa Bocelli.

Faça um roteiro com os temas escolhidos. As igrejas têm restrições a músicas populares. “O repertório fica muito restrito a música clássica, sacra ou barroca”, diz o cerimonialista Roberto Cohen, responsável pelos casamentos de Juliana Paes e Carolina Dieckman. “Mas música clássica nunca sai de moda”.

Se for usar canções pop, avise o padre. “Uma noiva omitiu Carinhoso, do Pixinguinha, e, quando começou a tocar, o sacerdote mandou a banda parar”, conta Cohen. Uma alternativa é pedir arranjos sem letra das músicas. De acordo com Rita Del Chiaro, as mais pedidas este ano são Viva La Vida, do Coldplay, Everything, de Michael Bublé, I’m Yours, de Jason Mraz, I Gotta Feeling, do Black Eyed Peas, e Halo, de Beyoncé. Entre os casos mais curiosos, Rita destaca um noivo que entrou ao som de Eye of the Tiger, tema do filme Rocky, O Lutador, e um botafoguense famoso que adaptou um hino da torcida do clube.

Saiba usar a marcha nupcial. Ela não precisa tocar apenas na entrada. “Acho mais legal tocar na saída, porque os noivos já estão casados”, diz Cláudia Matarazzo, jornalista especializada em etiqueta e autora do livro Casamento Sem Frescura. “Eu, por exemplo, entrei com o Canon de Pachelbel, uma peça tranquila e contínua”.

Adeque a seleção ao horário. “Cerimônias pela manhã pedem temas mais suaves, com mais cordas e flauta. À noite, as músicas podem ser mais brilhantes, com o uso de metais, percussão e muitas vozes”, diz Rita Del Chiaro.

Peça um ensaio à orquestra. “Isso ajuda a conhecer a acústica do local e uma conversa prévia com o padre pode indicar a melhor posição dos músicos. Principalmente se o local for novo para eles”, recomenda Vera Simão, presidente da Abrafesta e idealizadora da feira Casar 2010.

Escolha bem o que vai tocar na festa. “O som deve seguir uma evolução. Todo casamento deve seguir uma ordem. Começar elegante, com Cheek to Cheek, de Fred Astaire enquanto as pessoas se sentam e jantam. Quando se levantam, um som como o lounge. Para puxar as pessoas para a pista, não pode faltar Can’t Take My Eyes Off You, de Frankie Valli. Depois pode tocar um som mais pop misturado com disco, como I Gotta Feeling, do Black Eyed Peas”, sugere o DJ e produtor musical Felipe Venâncio, responsável pelo som na festa de Angélica e Luciano Huck.

TOP de músicas para tocar na Igreja

Lista do Roberto Cohen
1- Padrinhos - Divertissement, Saint Preaux
2- Noivo (pais) - Bolero de Ravel
3- Damas e Pajens - Minueto de Boccherini
4- Noiva - Pompa e Circunstancia, Elgar
5- Benção das Alianças - Ave Maria de Gounod
6- Assinaturas - Bacchianas nº 5, de Villa Lobos
7- Cumprimentos - Canon de Pachelbel
8- Saída - Marcha Nupcial de Mendelsohn

Lista da Rita Del Chiaro
1- Padrinhos - Pompa e Circunstancia, Elgar
2- Noivo (pais) - Jesus Alegria dos Homens, Bach
3- Damas e Pajens - Minueto de Bach
4- Noiva - Marcha Nupcial de Mendelsohn
5- Benção das Alianças - Ave Maria de Gounod
6- Assinaturas - Canon de Pachelbel
7- Cumprimentos - Nessum Dorma, de Puccini
8- Saída - Nona Sinfonia de Beethoven


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, Dúvidas...